Professor Universitário

Obras
1- Livro

  Co-autor e editor da cartilha "Educação para todos - um desafio para a     comunicação".  Editada pela MEC - Projeto FUNDESCOLA, em 2000. Material usado para a realização de oficinas de radiojornalismo e educação. 

 2- Monografias orientadas

1 -Comunicação Interna: elaboração de um plano estratégico para         prefeitura  municipal de João Monlevade. Orientanda: Claira Poliene Ferreira Moreira (Jornalismo/FUNCEC/2005). 

2 -A Comunicação solidária a favor da mobilização social: um estudo par a viabilidade de um veículo de comunicação impresso para a comunidade no Bairro Novo Cruzeiro na cidade de João Monlevade. Orientandas: Angélica Camargo, Fernanda Cristina de Assis (Jornalismo/FUNCEC/2005). 

3 -Assessoria de Comunicação e o vestibular FUNCEC 2005. Orientando: Yolanda Miriam Gandra(Jornalismo/FUNCEC/2005).

4 -A postura do jornal Correio Centro-oeste durante as eleições de 2000 na cidade de Arcos. Orientando: Jose Aparecido Moreira(Jornalismo/Puc Minas/2004).

5 -Ferramentas Comunicativas em uma cooperativa agropecuária: utopia ou solução empresarial: Orientandos: Rodrigo Quirino e Wagner Luiz da Silva. (Jornalismo/Puc Minas/2003).

6 -A capacitação do ouvinte para uma melhor compreensão do noticiário radiofônico. Orientands: Flavia Candido (Jornalismo/Puc Minas/2004).

7 -A opinião expressa através dos editoriais de três jornais do centro-oeste mineiro. Orientandos: Jonas Otaviano e Witon Rezende (Jornalismo/Pu Minas 2003).

8 -Mídia e Poder. A relação entre a imprensa e o governo Aecio Neves. Orientandos: BRuno Meneses, Eurico Reis, Erika Campelo, Fabrício Menezes, Rodrigo Lima (jornalismo/PUc Minas/2006)

9 -Análise e criação de projeto editorial e gráfico de uma revista semanal para a região do médio Piracicaba. Orientando: Gilberto Braga(Jornalismo/Funcec/2006).

10 -Versões de uma tragédia anunciada: uma recosntituição jornalística do deslizamento de terra na BR-381 e suas trágicas consequências para famílias de Bela Vista de Minas- Livro Reportagem. Orientando: Sebastião D'Avila ( Jornalismo/Funcec/2006).

 3 - Cartilha

Co-autor da cartilha "Eleições 2006 - Somos Chamados a participar". Elaborada a pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a Puc Minas e o Vicariato de Ação Social e Politíca.

4 - Artigo

Trabalho apresentado no 1º Congresso FUNEDI de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Regional, realizado em 22 de novembro de 2003. Título: "A escola no contexto da sociedade Mediatizada".

6 - Monografias em Andamento (Orientação)

1 -Análise do projeto de Comunicação Social do Instituto Estrada Real. Orientandos: Anne Frank, Bethânia Passos, Cristiane Maria, Leila Castro, Flavia Cristina, Verônica Neves. (Jornalismo/Puc/previsto para término em julho de 2007).

2 - Informação institucional ou jornalística: o produto resultante da prática jornslística em programa institucional de rádio. Orientandos: Adriana de Fátima, Elizângela dos Santos, Flávia Cristina, Pedro Costa (Jornalismo/Puc/previsto para término em julho de 2007).

7 - Dissertação de Mestrado em Mídia e Conhecimento

"Hoje, um jovem repórter. Amanhã, um cidadão consciente - um estudo sobre a dinâmica e ação comunicativa do projeto 'EM vai às aulas"". (Universidade Federal de Santa Catarina/ 2001).
ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
Novidades por e-mail
Fique por dentro das nossas novidades.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Vereador Adriano Ventura – Gabinete B 301
Av. dos Andradas, 3.100, bairro Santa Efigênia – BH/MG
Telefone: 3555-1194 / 3555-1195
E-mail: adrianoventura@cmbh.mg.gov.br

Gabinete Barreiro
R. Paranan, 10 (esq. R. Ponta Grossa)
Milionários - BH - MG
Tel.: (31)3383-0413 ou 3321-3991
adriano@adrianoventura.com.br

Produzido e hospedado pora Actio Comunicação MMXV  -  Actio Adm´S -  Todos os direitos reservados Adriano Ventura